sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

O papel do papai na amamentação do bebê

Você, mamãe, deve estar se perguntando o que um homem tem a ver com o aleitamento materno se é só a mulher quem pode amamentar. O papai logicamente que não amamenta, mas pode ajudá-la, e muito, com a amamentação.

Amamentar não é tarefa fácil, principalmente quando a mulher tem que conciliar filhos, casa e marido. E é nessa hora que o papai surge para incentivar, ajudar e participar de todos os momentos, difíceis ou não.

O pós-parto pode trazer uma tristeza e cansaço à mulher, deixando-a insegura em relação à sua própria amamentação. O apoio e incentivo do papai são essenciais para que a mamãe se reestruture, se reorganize e sinta-se capaz de amamentar.

A mamãe deve pedir que o papai participe da amamentação sempre que possível. A presença e carinho dele durante a amamentação fortalecem o vínculo afetivo entre ele, a mamãe e o bebê.

Lembre-se que o bebê necessita de muitos cuidados e a amamentação demanda tempo. E esse tempo era o tempo que antes a mulher tinha para deixar a casa impecável, fazer refeições maravilhosas e se arrumar. Viu só a dificuldade. Agora a mulher que já é mamãe encontrará dificuldades em fazer tudo o que fazia antes, além de cuidar do pequeno ser.

Pai perfeito - O papai deve ser compreensivo, não ser reclamão e ajudar nos afazeres domésticos, cuidados com o bebê e, principalmente, com os outros filhos. A mamãe também precisa de descanso e de alguém como o papai que possa ajudar a cuidar do bebê no que se refere à troca de fraldas, banho, vestir e dar colo.

Na hora em que a mamãe estiver amamentando, o pai pode levar líquidos como água e suco para a sua esposa. Isso é um sinal de atenção. O período de amamentação requer a ingestão de bastante líquido.

Brigas e discussões causam estresse na mamãe podendo prejudicar na descida do leite e comprometer o aleitamento materno tão importante para o bebê. A paciência deve ser uma das qualidades que o homem deve exercitar muito nesse período, ainda mais porque nessa fase a mulher fica cansada e por isso mais irritada e impaciente.

Compreensão, amor, às vezes, “contar até dez” (ou até um pouco mais) devem fazer parte do cotidiano do papai para evitar conflitos.

Como ajudar?
- Para incentivar o aleitamento materno, o papai deve ter atitude e não levar para a casa mamadeiras, chupetas ou latas de leite que podem levar ao desmame precoce. O aleitamento materno exclusivo até os seis meses de vida, aliado ao amor dos pais, são o que o bebê mais precisa para crescer inteligente e saudável.

E um dos itens mais importantes é quando o papai vai junto com sua mulher e seu filho nas consultas com os profissionais que o bebê faz acompanhamento. Assim aprenderá como auxiliar a sua esposa, tornando o período da amamentação gostoso, motivante e feliz para os três. Mãe, não tenha receio em “dividir” a amamentação, convoque o pai para essa tarefa!

Dicas
* Mamãe, deixe o papai participar de tudo que se relaciona ao bebê. Chame-o para que aprenda e te ajude.
* O papai é capaz de cuidar do bebê e, assim, torna-se mais fácil criar vínculo com o filho.
* Atenção, compreensão e amor do marido são essenciais para que a mamãe sinta-se segura e feliz.

Fonte: Guia do bebê (http://guiadobebe.uol.com.br)

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Chegou a hora de mostrar a barriga

Aproveite o verão para deixar o barrigão a mostra! Prefira roupas com tecidos leves, afinal nesta época é muito comum as grávidas ficarem inchadas. Use e abuse das rasteirinhas, existem vários modelos super fashions no mercado, além de bonitas elas são mais confortáveis que os saltos.

Para ajudar as mamães leitoras de nosso blog hoje as dicas vêm do site Portais da Moda:

- As tendências para primavera verão 2009 2010 trazem lindos shorts com cortes acima do joelho, vestidos e longas batas;


- Para aquelas que gostam de estar sempre diferente e na moda, podem ir mais longe e comprar um belo macacão largo. De preferência aqueles confeccionados em tecidos leves e frescos;

- O vestido, uma peça atemporal e essencial para as mulheres, nunca deve faltar em um guarda-roupa de verão;

- Outras opções são as mais longas que cobrem os quadris, pois alongam o corpo e disfarçam o crescimento da barriga. Uma dica muito boa para aquelas que têm tendência de engordar um pouco mais na gestação.

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Gravidez e Verão: Cuidados

No verão, as gestantes podem sofrer mais com dores lombares e inchaços. De acordo com a fisioterapeuta Silvia Rezek, do Hospital Santa Paula, o útero se expande, ocorre aumento de peso e tamanho das mamas, contribuindo para o deslocamento do centro da gravidade para cima e para frente.

“Para se aliviarem do desconforto e das dores, muitas gestantes adotam posturas incorretas, impondo à coluna vertebral e às articulações um esforço excessivo. Esse quadro também tende a prejudicar a circulação sangüínea e, conseqüentemente, aumentar os episódios de inchaços nas pernas e braços”, diz a especialista.

Silvia argumenta que, mais do que uma orientação de atividade física, a fisioterapia pode facilitar o parto, além de garantir maior bem-estar à futura mamãe. “A gestante é levada a tomar consciência do próprio corpo, reeducar sua postura e fazer exercícios regularmente de forma adequada, sempre após liberação do obstetra”, diz.

Segundo a fisioterapeuta, para cada gestante há um tipo mais adequado de atividade, sendo que as mais indicadas são caminhadas, hidroterapia e Reeducação Postural Global (RPG).

“Indicamos a RPG somente a partir do terceiro mês de gravidez, otimizando o relaxamento da coluna e a liberação da respiração. O objetivo final é diminuir os quadros de dores, aumentar o retorno venoso, a circulação linfática, e diminuir o inchaço durante a gravidez.”


Fonte: http://gestantesonline.com.br/saude.php

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Dúvidas sobre amamentação

Esta matéria exibida pelo Jornal do Almoço, Telejornal do Rio Grande do Sul veiculado pelo Grupo RBS, é muito interessante para ajudar a esclarecer algumas dúvidas sobre amamentação. Então resolvemos postar ela no blog da Bebê & Cia. Confira!

E agora, mamãe: esclareça dúvidas sobre amamentação

"A repórter Shirlei Paravisi está a mil com os cuidados do pequeno Joaquim. E quando a mamãe é de primeira viagem, a amamentação é um dos fatores que gera muita ansiedade. Uma especialista dá dicas de como deixar esse momento ainda mais prazeroso para a mãe e bebê".

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Hora do lanche


Bateu aquela fome? Nosso blog foi dar uma espiadinha no "Livro de Receitas da Grávida Saudável" (ed. Publifolha, R$ 39,90), e apresenta pra você, futura mamãe, uma dica de comida fácil de fazer na hora do lanche. É a pizza na baguete que contém carboidratro e cálcio. O pão possuí carboidrato que irá ajudar a restituir sua energia, já a fonte de cálcio está no queijo que, segundo os especialistas, é importante para a mineralização dos ossos.

Confira a receita

Preparo 10 minutos
Cozimento 12 minutos
Rendimento 4 porções

Ingredientes
1 baguete de cerca de 30 cm
2 latas de tomates pelados (cerca de 400 g, cada um) escorridos e amassados
1 colher (sopa) de açúcar cristal
1/2 colher (chá) de sal marinho
25 g de manjericão fresco picado
4 colheres (sopa) de queijo pecorino ralado
225 g de mussarela light fatiada ou picadinha
Orégano a gosto


Modo de preparo
1 Pré-aqueça o forno a 200 °C. Corte a baguete ao meio e abra as duas metades. Coloque as fatias de pão numa assadeira, com o miolo virado para cima.
2 Para preparar o molho, misture os tomates amassados, o açúcar, o sal e o manjericão. Espalhe uma camada fina do molho nas fatias de pão e espalhe por cima o pecorino e a mussarela. Polvilhe o orégano.
3 Leve a assadeira ao forno por cerca de 12 minutos, até o queijo derreter. Sirva quente com uma salada verde.

Observações
• Um recheio de brócolis ou espinafre cozido é uma ótima maneira de acrescentar fibra, cálcio e ácido fólico à pizza.
• Se você precisa engordar, use mussarela integral.
• Esse molho também pode ser consumido com macarrão.
• Se preferir, substitua os tomates em lata por tomates frescos sem pele e sem sementes.


Com informações do site bebe.com.br