quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Evite estrias na gravidez

Hoje vamos compartilhar com vocês mamães uma matéria bem interessante do site Guia do Bebê da UOL sobre estrias na gravidez.

Fuja das estrias pós gravidez

As estrias são uma das alterações dermatológicas mais temidas pelas mulheres e que acompanham geralmente a gravidez. As estrias nada mais são do que cicatrizes ocasionadas pelo rompimento das fibras elásticas e de colágeno, geradas por estiramento excessivo ou rápido da pele e por mudanças hormonais. E todos esses fatores ocorrem no período da gestação.

Um fator determinante no aparecimento das estrias é a hereditariedade; de 70% a 90% das gestantes terão uma marquinha esbranquiçada depois das quarentas semanas da gestação. Infelizmente essas marcas horrorosas na pele são algo comum após a gravidez.

É sabido que vovós, amigas ou conhecidas que já tiveram seus bebês sempre têm uma boa “receitinha” para que a futura mamãe se proteja contra as temidas estrias. Uma dessas dicas é a aplicação de manteiga de cacau no abdômen, seios e coxas, regiões mais afetadas por essas marquinhas.

Um estudo que acompanhou 175 mulheres durante a gravidez indica que esse conselho da manteiga não é eficaz. Algumas mulheres do estudo aplicaram manteiga de cacau no corpo e outras apenas um placebo, isto é, uma substância que não tem efeito algum. Foi concluído que a aplicação de manteiga de cacau não garantiu a prevenção de estrias se comparado às mamães que não usaram essa substância.

Conselhos para minimizar a estria - A vitamina E é uma das substâncias que mais tem eficácia na prevenção das estrias. Outro estudo realizado com 100 mulheres grávidas e publicado no "The Cochrane Database of Systematic Reviews" relata que as mulheres que usaram o hidratante contendo alfatocoferol (vitamina E) desenvolveram menos estrias do que as outras.

Durante a gravidez, o ideal é engordar somente o recomendado para evitar o excessivo estiramento da pele. Beba muita água. Hidratar a pele por dentro também é essencial. O “efeito sanfona” no corpo é extremamente maléfico, sendo um prato cheio para o surgimento de estrias.

Outra recomendação importante, mamãe: cuidado ao utilizar o hidrante nos seios, pois é uma região sensível e os mamilos estão se preparando para a amamentação. O uso do hidratante pode deixá-los com a pele mais fina podendo ser causa das rachaduras durante a amamentação.

Dicas

  • Para qualquer substância que queira passar na sua pele durante a gravidez consulte seu médico para que avalie se será bom para você e o bebê.

  • Os tratamentos dermatológicos depois da gravidez têm o objetivo de amenizar as cicatrizes. Prevenir sempre é o melhor remédio.

  • Os tratamentos devem ser indicados por profissionais especializados e a maior parte deles só poderá ser realizado após o período de amamentação

Bruno Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário